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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

REGULAMENTO do CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2013

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2013
REGULAMENTO
I – DOS OBJETIVOS:
ART. 1º:Além do desenvolvimento do futebol em nosso município, a competição tem como objetivo o intercâmbio esportivo e social entre os moradores do município de Itararé; sejam eles da zona urbana ou rural.
II – DA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
ART. 2º:A competição será realizada pela Prefeitura Municipal De Itararé através de sua Coordenadoria de Esportes, a quem caberá qualquer responsabilidade pelacoordenação e direção da mesma.
III – DA COMPETIÇÃO E FORMA DE DISPUTA:
ART. 3º: A competição será feita em forma de primeira fase classificatória e na segunda fase teremos as quartas de finais geral, semifinais geral e rural e finais geral e rural.
Parágrafo 1º: A competição terá 24 (vinte e quatro) equipes que foram divididas em 6(seis) grupos com 4 (quatro) equipes cada.

Grupo A: Unidos das Vilas “A”, União, Transpen e Beira Rio;
Grupo B: Unidos das Vilas “B”, 3 Irmãos “B”, Jd. Comodoro e Lageados “B”;
Grupo C: Palestra Cruzeiro, CAF, Vila Esperança e 3 Irmãos “A”;
Grupo D: Cruzeiro, VNH “B”, Rede F. C. e VNH “A”;
Grupo E:Ozodrac, AAI/Mercado Souza, Luverdense e Enxovia;
Grupo F: Fato, Jd. São Paulo, Rodeio e Lageados “A”.
Parágrafo 2º: As equipes jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, classificando-se para as quartas de finais as equipes primeiras colocadas em cada grupo e mais 2 (duas) equipes por índice técnico.
Índice técnico = % de aproveitamento na primeira fase.
Parágrafo 2º: Nesta edição do Campeonato Municipal De Futebol será instituído em paralelo ao Campeonato Rural, onde os quatro melhores colocados da zona rural farão a semifinal rural. Portanto teremos a semifinal e final geral e rural. Caso alguma equipe da zona rural esteja entre os quatro melhores no geral a mesma disputará somente a final geral.
IV – DA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS:
ART. 4º:Para que o atleta tenha condições de participar do campeonato, são condições fundamentais:
A) Estar devidamente inscrito e com assinatura na ficha de inscrição com número, RG e data de nascimento;
B) Estar inscrito em uma única agremiação, caso o atleta tenha assinado por 2 (duas) agremiações vale para que a inscrição seja efetivada o primeiro jogo do atleta. Após a entrega da ficha de inscrição não será permitido retirada de atletas da mesma.
C) Apresentar obrigatoriamente, antes do início de cada partida, documento de identificação original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte) que deverá ser conferido pelo oficial de mesa;
D) Não serão permitidos atletas federados no ano da realização da competição, salvo o caso da equipe juvenil da Associação Atlética Itararé;
E) Obedecer todas as exigências deste regulamento.
Parágrafo 1º:Em caso de dúvidas apresentar comprovante de residência e título de eleitor.
Parágrafo 2º:As inscrições deverão ser feitas em fichas próprias fornecidas pelo órgão promotor, constando: Nome, Data de Nascimento, Número do documento de Identidade, podendo ser inscrito no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) atletas.
Parágrafo 3º:A idade mínima para participação do atleta será de 15 (quinze) anos completos até o início da competição. Os atletas menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
Parágrafo 4º:Os atletas poderão participar da partida chegando antes do término do primeiro tempo.
Parágrafo 3º: As equipes poderão inscrever jogadores até o dia 04/10/2013.
Parágrafo 4º: Não será permitida inscrição de atletas no local da partida, as mesmas deverão ser feitas em horário de expediente na Coordenadoria de Esportes.
V – DAS REGRAS:
ART. 5º:Com exceção ao número de substituições (5 jogadores para cada equipe), a competição será regida pelas regras oficiais da CBF/FPF.
ART. 6º:As partidas terão seu início determinado pelo horário da “tabela de jogos” e para efeito de W x O haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para a primeira partida da rodada, as demais partidas serão chamadas de acordo com o horário estabelecido pela tabela.
Parágrafo 1º:Serão consideradas presentes as equipes que dentro do horário estabelecido estiverem no campo de jogo devidamente uniformizadas, documentadas e em condições de iniciarem a partida.
Parágrafo 2º:Para efeito de troca de uniforme, quando houver coincidência de cores ou a critério da arbitragem, deverá efetuar a troca a equipe que estiver a esquerda da tabela, considerada mandante do jogo.
VI – DA UTILIZAÇÃO DAS SEDES (CAMPOS):
ART. 7º:Todas as partidas serão realizadas em campo definido pela organização da competição.
Parágrafo 1º:Os jogos que a organização julgar apresentar algum tipo de risco, serão realizados em campo determinado pela organização.

VII – CRITÉRIOS PARA DESEMPATE E PONTUAÇÃO:
ART. 8º:Em caso de empate em qualquer uma das fases, serão anotados os seguintes critérios para desempate:
1 – Entre duas equipes:
A) Confronto direto;
B) Maior número de vitórias na fase;
C) Maior saldo de gols na fase;
D) Maior número de gols marcados na fase;
E) Menor número de gols sofridos na fase;
F) Menor número de pontos perdidos por cartão na fase;
G) Sorteio.

2 – Entre três ou mais equipes:
A) Maior número de vitórias na fase;
B) Maior saldo de gols na fase;
C) Maior número de gols marcados na fase;
D) Menor número de gols sofridos na fase;
E) Menor número de pontos perdidos por cartão na fase;
F) Sorteio.

3 – Pontuação:
A) Vitória – 03 pontos;
B) Empate – 01 ponto;
C) Derrota – 00 ponto.

4 – Pontuação por cartões recebidos:
A) Amarelo – 01 ponto;
B) Vermelho – 03 pontos.

VIII – DAS QUESTÕES DISCIPLINARES:
ART. 9º:Toda e qualquer questão disciplinar será julgada de acordo com o Código de Justiça Desportiva da Secretaria De Juventude, Esportes e Lazer do Estado De São Paulo e por uma junta disciplinar constituída pela comissão organizadora e as decisões emanadas terão efeito imediato.
Parágrafo 1º:A aplicação das penalidades não impede se necessário outras ações previstas na forma da Lei.
ART. 10º:O atleta, técnico, dirigente ou qualquer outro membro inscrito na competição sendo, expulso na partida, estará automaticamente suspenso sem prejuízos a outras punições que venham a ser aplicadas pela JD.
Parágrafo 1º:O membro expulso acarretará a agremiação as penalidades implícitas no ART. 8º - item 4.
ART. 11º:A aplicação dos cartões terão os seguintes efeitos:
A) 02 Amarelos – 01 partida de suspensão;
B) 01 Vermelho – 01 partida de suspensão;
C) Os cartões serão cumulativos, não sendo zerados na troca de fases.

Parágrafo 1º:Em caso de reincidências as penas serão dobradas e o atletas que for punido com Cartão Vermelho por 03 (três) vezes, será eliminado da competição.
Parágrafo 2º:O controle dos cartões será de inteira responsabilidade da agremiação.
ART. 12º:A equipe perderá o mando de jogo se:
A) A sua torcida for causadora de distúrbio;
B) A torcida por em risco, em seu campo, a integridade física de atletas, dirigentes, árbitros e organizadores.

ART. 13º: A equipe será excluída do campeonato se:
A) Configurar uma ausência, salvo, justificada por motivo de força maior;
B) For causadora de distúrbio em seu próprio campo após averiguado pela comissão organizadora.

ART. 14º:Os recursos somente serão aceitos através de ofício juntamente com as provas da suposta irregularidade, até as 16:00 horas do próximo dia útil após o fato que lhe deu origem.
IX – DA PREMIAÇÃO:
ART. 15º:Serão premiadas com troféus e medalhas as equipes campeãs, vice eterceira com troféus e medalhas, mais artilheiro e goleiro. Nas categorias geral e rural.
X – OUTRAS DISPOSIÇÕES:
ART. 16º:No banco de reservas somente poderão permanecer, jogadores reservas devidamente uniformizados, 01 técnico com CREF, 01 assistente com CREF, 01 massagista inscrito e identificado, 01 responsável pela equipe.
Parágrafo único: Para que o atleta tenha plenas condições de jogo será obrigatório o uso de uniforme completo, incluindo caneleiras.
ART. 17º:Será proibido a venda de bebidas alcoólicas, pela organização e representantes de equipes, nos locais de jogos.
ART. 18º:A Prefeitura Municipal De Itararé, através de sua Coordenadoria de Esportes, não se responsabiliza por qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer com atletas ou qualquer outro membro da agremiação, antes, durante ou após a realização das partidas.
ART. 19º:A participação de atletas menores de 18 (dezoito) anos será de inteira responsabilidade da agremiação que o inscrever, sendo obrigatória a apresentação de autorização dos pais ou responsáveis pela participação do mesmo.
ART. 20º:A elaboração de tabelas, regulamentos, determinação de datas e locais de jogos, bem como a escalação de árbitros é de inteira responsabilidade e atribuição da Comissão Organizadora (Coordenadoria de Esportes).
ART. 21º: A Comissão Organizadora estará colocando 02 (duas) bolas para a realização das partidas, sendo que o material de aquecimento será de inteira responsabilidade das agremiações, cada equipe deverá colocar 01 (uma) bola em condições de jogo.
ART. 22º:Os casos omisso do presente regulamento, serão de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora, cabendo a mesma dirimi-los a bem do interesse geral da competição.
ART. 23º:Os atletas que não comparecerem para o jogo e caracterizar W x O de sua equipe, serão punidos por 01 (um) ano de suspensão de todos os eventos promovidos pela Cooresp.
ART. 24º:A Prefeitura Municipal De Itararé não cobrará taxas de inscrições, as equipes ficarão somente com os encargos da arbitragem, que terão o valor de R$ 190,00 por jogo, sendo divido em R$ 95,00 por equipe que deverá ser pago antes do início de cada partida.
ART. 25º: A Coordenadoria de Esportes poderá alterar locais e datas de jogos devido a chuvas ou por motivos de força maior, ficando a critério da Comissão Organizadora a definição de novos locais e datas com aviso prévio para as equipes envolvidas.



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Denis Galvão Ribeiro

Coordenador Geral de Esportes

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