CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL
2013
REGULAMENTO
I – DOS OBJETIVOS:
ART.
1º:Além
do desenvolvimento do futebol em nosso município, a competição tem como
objetivo o intercâmbio esportivo e social entre os moradores do município de
Itararé; sejam eles da zona urbana ou rural.
II
– DA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
ART.
2º:A
competição será realizada pela Prefeitura Municipal De Itararé através de sua
Coordenadoria de Esportes, a quem caberá qualquer responsabilidade
pelacoordenação e direção da mesma.
III
– DA COMPETIÇÃO E FORMA DE DISPUTA:
ART.
3º: A
competição será feita em forma de primeira fase classificatória e na segunda
fase teremos as quartas de finais geral, semifinais geral e rural e finais
geral e rural.
Parágrafo
1º: A
competição terá 24 (vinte e quatro) equipes que foram divididas em 6(seis)
grupos com 4 (quatro) equipes cada.
Grupo
A: Unidos das Vilas “A”, União, Transpen e Beira Rio;
Grupo
B: Unidos das Vilas “B”, 3 Irmãos “B”, Jd. Comodoro e
Lageados “B”;
Grupo
C: Palestra Cruzeiro, CAF, Vila Esperança e 3 Irmãos
“A”;
Grupo
D: Cruzeiro, VNH “B”, Rede F. C. e VNH “A”;
Grupo
E:Ozodrac, AAI/Mercado Souza, Luverdense e Enxovia;
Grupo
F: Fato, Jd. São Paulo, Rodeio e Lageados “A”.
Parágrafo
2º:
As equipes jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, classificando-se
para as quartas de finais as equipes primeiras colocadas em cada grupo e mais 2
(duas) equipes por índice técnico.
Índice técnico = % de
aproveitamento na primeira fase.
Parágrafo 2º: Nesta
edição do Campeonato Municipal De Futebol será instituído em paralelo ao
Campeonato Rural, onde os quatro melhores colocados da zona rural farão a semifinal
rural. Portanto teremos a semifinal e final geral e rural. Caso alguma equipe
da zona rural esteja entre os quatro melhores no geral a mesma disputará
somente a final geral.
IV
– DA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS:
ART.
4º:Para
que o atleta tenha condições de participar do campeonato, são condições
fundamentais:
A) Estar devidamente
inscrito e com assinatura na ficha de inscrição com número, RG e data de
nascimento;
B) Estar inscrito em
uma única agremiação, caso o atleta tenha assinado por 2 (duas) agremiações
vale para que a inscrição seja efetivada o primeiro jogo
do atleta. Após a entrega da ficha de inscrição não será permitido retirada de
atletas da mesma.
C) Apresentar
obrigatoriamente, antes do início de cada partida, documento de identificação
original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte) que deverá
ser conferido pelo oficial de mesa;
D) Não serão permitidos
atletas federados no ano da realização da competição, salvo o caso da equipe
juvenil da Associação Atlética Itararé;
E) Obedecer todas as
exigências deste regulamento.
Parágrafo
1º:Em
caso de dúvidas apresentar comprovante de residência e título de eleitor.
Parágrafo
2º:As
inscrições deverão ser feitas em fichas próprias fornecidas pelo órgão
promotor, constando: Nome, Data de Nascimento, Número do documento de
Identidade, podendo ser inscrito no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte)
atletas.
Parágrafo
3º:A
idade mínima para participação do atleta será de 15 (quinze) anos completos até
o início da competição. Os atletas menores de 18 (dezoito) anos deverão
apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
Parágrafo
4º:Os
atletas poderão participar da partida chegando antes do término do primeiro
tempo.
Parágrafo
3º:
As equipes poderão inscrever jogadores até o dia 04/10/2013.
Parágrafo
4º:
Não será permitida inscrição de atletas no local da partida, as mesmas deverão
ser feitas em horário de expediente na Coordenadoria de Esportes.
V
– DAS REGRAS:
ART.
5º:Com
exceção ao número de substituições (5 jogadores para cada equipe), a competição
será regida pelas regras oficiais da CBF/FPF.
ART.
6º:As
partidas terão seu início determinado pelo horário da “tabela de jogos” e para
efeito de W x O haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para a primeira
partida da rodada, as demais partidas serão chamadas de acordo com o horário
estabelecido pela tabela.
Parágrafo
1º:Serão
consideradas presentes as equipes que dentro do horário estabelecido estiverem
no campo de jogo devidamente uniformizadas, documentadas e em condições de
iniciarem a partida.
Parágrafo
2º:Para
efeito de troca de uniforme, quando houver coincidência de cores ou a critério
da arbitragem, deverá efetuar a troca a equipe que estiver a esquerda da
tabela, considerada mandante do jogo.
VI
– DA UTILIZAÇÃO DAS SEDES (CAMPOS):
ART.
7º:Todas
as partidas serão realizadas em campo definido pela organização da competição.
Parágrafo
1º:Os
jogos que a organização julgar apresentar algum tipo de risco, serão realizados
em campo determinado pela organização.
VII
– CRITÉRIOS PARA DESEMPATE E PONTUAÇÃO:
ART.
8º:Em
caso de empate em qualquer uma das fases, serão anotados os seguintes critérios
para desempate:
1
– Entre duas equipes:
A) Confronto
direto;
B) Maior número
de vitórias na fase;
C) Maior saldo
de gols na fase;
D) Maior número
de gols marcados na fase;
E) Menor número
de gols sofridos na fase;
F) Menor número
de pontos perdidos por cartão na fase;
G) Sorteio.
2
– Entre três ou mais equipes:
A) Maior número
de vitórias na fase;
B) Maior saldo
de gols na fase;
C) Maior número
de gols marcados na fase;
D) Menor número
de gols sofridos na fase;
E) Menor número
de pontos perdidos por cartão na fase;
F) Sorteio.
3
– Pontuação:
A) Vitória – 03
pontos;
B) Empate – 01
ponto;
C) Derrota – 00
ponto.
4
– Pontuação por cartões recebidos:
A) Amarelo – 01
ponto;
B) Vermelho – 03
pontos.
VIII
– DAS QUESTÕES DISCIPLINARES:
ART.
9º:Toda
e qualquer questão disciplinar será julgada de acordo com o Código de Justiça
Desportiva da Secretaria De Juventude, Esportes e Lazer do Estado De São Paulo
e por uma junta disciplinar constituída pela comissão organizadora e as
decisões emanadas terão efeito imediato.
Parágrafo
1º:A
aplicação das penalidades não impede se necessário outras ações previstas na
forma da Lei.
ART.
10º:O
atleta, técnico, dirigente ou qualquer outro membro inscrito na competição
sendo, expulso na partida, estará automaticamente suspenso sem prejuízos a
outras punições que venham a ser aplicadas pela JD.
Parágrafo
1º:O
membro expulso acarretará a agremiação as penalidades implícitas no ART. 8º -
item 4.
ART.
11º:A
aplicação dos cartões terão os seguintes efeitos:
A) 02 Amarelos –
01 partida de suspensão;
B) 01 Vermelho –
01 partida de suspensão;
C) Os cartões
serão cumulativos, não sendo zerados na troca de fases.
Parágrafo
1º:Em
caso de reincidências as penas serão dobradas e o atletas que for punido com
Cartão Vermelho por 03 (três) vezes, será eliminado da competição.
Parágrafo
2º:O
controle dos cartões será de inteira responsabilidade da agremiação.
ART.
12º:A
equipe perderá o mando de jogo se:
A) A sua torcida
for causadora de distúrbio;
B) A torcida por
em risco, em seu campo, a integridade física de atletas, dirigentes, árbitros e
organizadores.
ART.
13º: A equipe será excluída do campeonato se:
A) Configurar
uma ausência, salvo, justificada por motivo de força maior;
B) For causadora
de distúrbio em seu próprio campo após averiguado pela comissão organizadora.
ART.
14º:Os
recursos somente serão aceitos através de ofício juntamente com as provas da
suposta irregularidade, até as 16:00 horas do próximo dia útil após o fato que
lhe deu origem.
IX
– DA PREMIAÇÃO:
ART.
15º:Serão
premiadas com troféus e medalhas as equipes campeãs, vice eterceira com troféus
e medalhas, mais artilheiro e goleiro. Nas categorias geral e rural.
X
– OUTRAS DISPOSIÇÕES:
ART.
16º:No
banco de reservas somente poderão permanecer, jogadores reservas devidamente
uniformizados, 01 técnico com CREF, 01 assistente com CREF, 01 massagista
inscrito e identificado, 01 responsável pela equipe.
Parágrafo
único: Para que o atleta tenha plenas condições de jogo
será obrigatório o uso de uniforme completo, incluindo caneleiras.
ART.
17º:Será
proibido a venda de bebidas alcoólicas, pela organização e representantes de
equipes, nos locais de jogos.
ART.
18º:A
Prefeitura Municipal De Itararé, através de sua Coordenadoria de Esportes, não
se responsabiliza por qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer com atletas
ou qualquer outro membro da agremiação, antes, durante ou após a realização das
partidas.
ART.
19º:A
participação de atletas menores de 18 (dezoito) anos será de inteira
responsabilidade da agremiação que o inscrever, sendo obrigatória a
apresentação de autorização dos pais ou responsáveis pela participação do
mesmo.
ART.
20º:A
elaboração de tabelas, regulamentos, determinação de datas e locais de jogos,
bem como a escalação de árbitros é de inteira responsabilidade e atribuição da
Comissão Organizadora (Coordenadoria de Esportes).
ART.
21º: A Comissão Organizadora estará colocando 02 (duas)
bolas para a realização das partidas, sendo que o material de aquecimento será
de inteira responsabilidade das agremiações, cada equipe deverá colocar 01
(uma) bola em condições de jogo.
ART.
22º:Os
casos omisso do presente regulamento, serão de responsabilidade exclusiva da
Comissão Organizadora, cabendo a mesma dirimi-los a bem do interesse geral da
competição.
ART.
23º:Os
atletas que não comparecerem para o jogo e caracterizar W x O de sua equipe,
serão punidos por 01 (um) ano de suspensão de todos os eventos promovidos pela
Cooresp.
ART.
24º:A
Prefeitura Municipal De Itararé não cobrará taxas de inscrições, as equipes
ficarão somente com os encargos da arbitragem, que terão o valor de R$ 190,00
por jogo, sendo divido em R$ 95,00 por equipe que deverá ser pago antes do
início de cada partida.
ART.
25º: A Coordenadoria de Esportes poderá alterar locais e
datas de jogos devido a chuvas ou por motivos de força maior, ficando a
critério da Comissão Organizadora a definição de novos locais e datas com aviso
prévio para as equipes envolvidas.
________________________________
Denis Galvão Ribeiro
Coordenador Geral de Esportes
Arbitragem Busnelo e cia tá de sacanagem!
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